Quem somos
Nasce em 2012, com apenas vários anos de investigação e desenvolvimento na área da valorização de resíduos contendo hidrocarbonetos.
A Ambioil – Produtos Petrolíferos, Lda. vem assegurar o destino a todos os resíduos de matérias plásticas do Grupo, nascido em 1992 e que, nesta data, englobava já seis empresas.
Sendo uma empresa única em Portugal, a operar com licença e a produzir diesel a partir de resíduos, a Ambioil Lda. permite concretizar o princípio da economia circular, transformando resíduos em matérias-primas energéticas.
A tecnologia utilizada é a pirólise, onde foram implementadas diversas soluções de engenharia industrial únicas.
Produção de Diesel
Este projeto inovador em Portugal, pretende, numa ótica de dinamização e incremento de solução de valorização/reciclagem, proceder à valorização de fileiras específicas de resíduos, com a conversão destes, em produtos com características e propriedades similares às de um gasóleo convencional.
É um processo baseado na reciclagem termoquímica (pirólise) com aproveitamento dos elementos que compõem a matriz do resíduo, através da quebra da sua estrutura molecular em estruturas mais simples.
A pirólise é conseguida à custa de temperaturas elevadas. O produto pirolisado é submetido a um processo de fracionamento: fração gasosa, fração ligeira, que é equivalente a um solvente e fração pesada, que é equivalente a um gasóleo convencional.
A unidade está dotada de um sistema de lavagem de gases, seguido de um processo de condensação para a remoção de produtos indesejáveis da reação pirolítica.
O material previamente triturado, é fundido a 170-210ºC, num fundidor aquecido por uma câmara que o envolve. Só o material fundido, é que é alimentado ao reator. Na câmara de combustão do reator dá-se a pirólise a 450ºC. A fração gasosa do material que sofreu a pirólise, sai pela parte superior do reator e segue para um retificador, onde é arrefecida, resultando numa mistura gás/líquido que dá entrada, a meio, numa coluna de fracionamento. Da coluna de fracionamento saem as 3 frações. As frações pesadas e ligeiras são ainda arrefecidas antes de serem armazenadas.
– A fração pesada antes de ser armazenada sofre um tratamento físico para eliminar vestígios de água e sedimentos.
– É realizado um controlo analítico para avaliação da qualidade do produto final.
– A fração ligeira (solvente) será enviada para um tanque próprio.
– A fração gasosa será sujeita a um tratamento numa torre de lavagem, seguida de arrefecimento em condensadores.